Toda Coisa Tem Três Lados (2020)
FICHA TÉCNICA:
Texto: Karl Valentin
Direção: Luciana Dias
Elenco: Celly de Freitas e Silvana Pequeno
Composição Visual: Cia. de Teatro Encena
Costureira: Maria José
Maquiagem: Ana Valentin e Luciana Dias
Fotografias: Vitória Oliveira
Pesquisa Musical: Cia. Encena
Criação de Luz: Everaldo Vasconcelos
Produtor: Aelson Felinto
Temporada de Estreia em Fevereiro de 2020
Sinopse
O espetáculo TODA COISA TEM TRÊS LADOS é uma coletânea de quatro textos do Karl Valentin: O Aquário, Na Loja de Chapéu, A ida ao Teatro e Pai e Filho a Respeito da Guerra. As narrativas se interligam com a mise em scène dos palhaços que cria fatos novos e traz a nossa memória músicas da infância, imprimindo um ritmo divertido.
O Aquário trata de como resolver um problema cotidiano com alocação do aquário em casa e sobre a sobrevivência do peixe, expondo o assunto de forma estranha dada a obviedade da narração e explicações. Já Na Loja de Chapéu, o recorte dramático volta-se para as discussões que são criadas entorno da compra de um chapéu novo, com a implicância do comprador e o atendimento da vendedora, acentuando as características marcantes de cada personagem.
Com A ida ao Teatro passamos para uma cena cotidiana caseira, com diálogos hilariantes da esposa e do marido que decidem assistir um espetáculo teatral, de última hora, por ter recebido gratuitamente os ingressos. O último texto do espetáculo Pai e Filho a Respeito da Guerra trata de uma cena comum da vida, em que o filho faz perguntas ao pai sobre fatos da vida: trabalho, existência, sociedade e política.
A coletânea de textos traz cenas da vida cotidiana, estranhamento, brincadeiras e crítica reflexiva de forma divertida, levando o público a pensar no mesmo instante que rir.